QUANDO SURGE A DISLEXIA?

A dislexia é um transtorno de aprendizagem, o qual é difícil para os pais entenderem. Por que aquela criança linda e saudável, que até então se desenvolvia tão bem, começou a apresentar tantas dificuldades na escola? Em certos casos as dificuldades extrapolam o ambiente escolar e ainda causam dificuldades de interação com crianças da mesma idade. O fato é que a dificuldade não surge naquele momento. As crianças já nascem disléxicas, entretanto, a manifestação típica na leitura ocorre por volta dos 6/7 anos, quando já seria esperada a concretização do processo de alfabetização. Geralmente é a escola que sinaliza as dificuldades e observa rendimento aquém ao da turma.

E o que os pais devem fazer? É indicado a busca por profissionais especialistas como Fonoaudiólogos, Psicólogos e Pedagogos que entendam do assunto. Em muitas das vezes é interessante realizar uma avaliação neuropsicológica, que irá investigar as habilidades cognitivas da criança e, com este roteiro, facilitar a intervenção para que a criança supere as dificuldades. Além disso, a avaliação neuropsicológica aponta se a criança possui comorbidades à Dislexia, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade ou Depressão Infantil.

Diagnosticada a dislexia, o indivíduo e a família irão aceitar melhor as dificuldades provenientes do quadro, que é citado pelos Manuais:

  1. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID 10, como: Transtorno Específico de Leitura, com o código
  2. Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – 5ª edição – DSM V, que traz o código 00, apresentando como características essenciais desta desordem: déficit na precisão da leitura de palavras, ritmo ou fluência prejudicada e não habilidade para compreensão do texto lido. Sendo exigência, deste último manual, o uso de testes psicometricamente validados e normatizados, com aplicação individual, que meçam a acurácia, fluência e a compreensão da leitura.

Esses códigos citados acima são importantes para emissão de laudos, relatórios médicos, para fins burocráticos de convênios e para fazer valer as leis que amparam o disléxico.

Reforçando o conceito de que a dislexia é uma desordem genética e não só ambiental, podemos encontrar no CID 10 a informação de que as crianças que apresentam um transtorno específico da leitura têm frequentemente antecedentes de transtorno da fala ou de linguagem.

Isto é, as primeiras manifestações acontecem já na primeira infância e se tornam mais evidentes no inicio do Ensino Fundamental.

 

Dra. Aline Moreira Lucena

Fonoaudióloga (Instituto Metodista Izabela Hendrix), especialista em Neuropsicologia, Mestre em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina/ UFMG e Membro fundadora da Associação Mineira de Déficit de Atenção (AMDA). Experiência nacional e internacional, clínico-científica na área da primeira infância (Instituto Langage -França/Brasil) e formações complementares de capacitação para aplicar o Protocolo Preaut (diagnóstico de autismo), teste da linguinha e consultora em Amamentação.

Atendimento: Clinica Nexus – Rua Sergipe, 472 – Lj 2 Bairro Funcionários – Belo Horizonte| MG Brasil CEP: 30130– Telefone: 31 3586-2384 – 31 3586-2385 http://www.nexusclinica.com.br/quando-surge-a-dislexia/

 

2 respostas para “QUANDO SURGE A DISLEXIA?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *