Arquivo da categoria: Maternidade

Você pode X duvido que você faça isso

Já falei assim e vejo mães falando: filha calça o sapato para irmos embora… Ah duvido que você consegue calçar sozinha…
Duvido que você mostra pra tia como fez lá em casa… Ah ela não sabe tia…
.
E sem perceber, sem maldade claro, o que estamos dizendo pra criança com essa brincadeira = você não consegue, você nao sabe… Você não é capaz…
E o que significa em termos de auto estima quando alguém te desafia ? Te diz que você não é capaz ? Qual seu sentimento?
Bom, para poucos, serve de estimulo – vou mostrar que sou capaz sim, vou provar pra todo mundo que posso…
Mas, para a maioria das pessoas, a tendência é se render e acreditar que não consegue e não pode mesmo e gradativamente vai aceitando papéis e funções menores por não acreditar em si mesmo.
.
E o que podemos fazer então?
Tão bom quando alguém nos encoraja né
Vai você consegue, tenta, se não der eu te ajudo, podemos tentar de novo, mas eu sei que você é capaz e vai conseguir… mais um pouco, vamos… isso aí… vale a pena se esforçar… estou do seu lado torcendo por você…
.
E então? Podemos mudar um pouquinho todos os dias, vamos ?!

Solidão Materna

Alguém te falou que recém-mãe sente solidão?

Antes de viver isso você imaginou tal situação?

Pois é, eu também não sabia e fui descobrindo e sentindo no dia a dia…
E depois que passou, consigo ler e entender bem melhor o assunto !!!

As amigas Te Nolasco e Cris dos Blogs Bolinha de sabão para Maria e Prosa de Mãe, lançaram o tema: Solidão Materna e vamos mais uma vez participar! Visite os blogs e veja tantas opiniões e experiências de mães em seus dias e aventuras na maternagem.

Continue lendo Solidão Materna

Comparações e competições de Mãe

É interessante como o serumaninho desde cedo quer alguma coisa e já fica de olho no que o outro tem…

Nos jogos, é certo que haverá um que vence e um que perde, o que deveríamos marcar é que todos ganham – o prazer de ter jogado, de ter se divertido. Se assim se permitir curtir e se divertir em participar!

Continue lendo Comparações e competições de Mãe

Primeira Infância

É assim que nas pesquisas se denomina os primeiros anos de vida de um ser humano!

Período este marcado por muuuitos processos e desenvolvimento.

Podemos dizer que é a fase determinante tanto para a capacidade cognitiva quanto para a sociabilidade do sujeito, visto que o cérebro absorve todas as informações, (o HD está limpinho rs) as respostas são rápidas e duradouras. Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

Continue lendo Primeira Infância

Emprestar, dividir, compartilhar, doar…

As vezes exigimos das crianças coisas que nem nós adultos conseguimos fazer e em determinados momentos não precisamos mesmo fazer, por questão de respeito próprio.

Queremos que nossos filhos interajam e tenham relações sociais e isso é super saudável e necessário! Mas as relações são meio complicadas – expectativas nossas e dos outros, cobranças por comportamentos socialmente aceitos nossos e dos outros… Um monte de regrinhas que vamos absorvendo e ou criando ao longo da vida sem as vezes parar e pensar… Mas e eu? Eu quero isso? Me sinto bem com essa ação ou re-ação?

Continue lendo Emprestar, dividir, compartilhar, doar…

QUANDO SURGE A DISLEXIA?

A dislexia é um transtorno de aprendizagem, o qual é difícil para os pais entenderem. Por que aquela criança linda e saudável, que até então se desenvolvia tão bem, começou a apresentar tantas dificuldades na escola? Em certos casos as dificuldades extrapolam o ambiente escolar e ainda causam dificuldades de interação com crianças da mesma idade. O fato é que a dificuldade não surge naquele momento. As crianças já nascem disléxicas, entretanto, a manifestação típica na leitura ocorre por volta dos 6/7 anos, quando já seria esperada a concretização do processo de alfabetização. Geralmente é a escola que sinaliza as dificuldades e observa rendimento aquém ao da turma.

Continue lendo QUANDO SURGE A DISLEXIA?